PET Saúde Mental



Parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde, o PET Saúde Mental visa fomentar grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Atenção em Saúde Mental: Crack, álcool e outras drogas, visando a qualificação da formação dos estudantes dos cursos da área da saúde e dos profissionais da Saúde Mental.

Tendo como cenário de práticas o CAPS-AD do Distrito Glória/Cruzeiro/Cristal, o projeto tem como eixos centrais a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, fundamentados na reforma psiquiátrica e no Sistema Único de Saúde (SUS). Participam do programa três preceptores dos cursos de Medicina e Enfermagem e doze alunos dos cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Psicologia e Serviço Social.

Os alunos vinculados ao programa desenvolvem atividades acadêmicas, como seminários teóricos e produção científica, e atividades de campo, como acolhimento, oficinas, plantão de emergência em saúde mental, e grupos de avaliação clínica, terapêutico, cuidados com a saúde, de familiares e de mulheres.

O PET-Saúde Mental prevê em suas atividades futuras a realização da pesquisa Análise da Situação de Saúde Mental/Crack, Álcool e outras drogas no Distrito Sanitário Glória/Cruzeiro/Cristal de Porto Alegre, atualmente aguardando aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Desde seu início, em abril de 2011, o projeto possibilitou o incremento e ampliação das atividades do CAPS-AD, motivou escolas do Distrito Glória/Cruzeiro/Cristal a procurarem o serviço para parceria na realização de projetos de enfrentamento da questão das drogas e deu maior visibilidade a este problema no âmbito universitário.

Coordenação: Prof. Miriam Dias
Contato: miriamtgdias@gmail.com